sexta-feira, 27 de setembro de 2013

1° de outubro: Campanha de Recolhimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos

FIPE - Feira de Itaperuna de Preços Especiais - Edição 2013

Programação da Semana do Idoso - 01/10 a 06/10

I Mostra de Orquídeas - Itaperuna/RJ

Segurança: maior estrutura e atendimento completo a população

A Cidade da Polícia reunirá 14 delegacias especializadas, mais 3 áreas administrativas até o final de 2013 com os conceitos mais modernos de operação para a área de Segurança Pública. O novo complexo ocupa 66 mil m² na Zona Norte do Rio e será inaugurado no domingo, 29. Com alta tecnologia, integração entre as delegacias especializadas, melhor preparo e treinamento para os policiais com padrão FBI e estrutura completa, a CidPol trará eficiência dos serviços de segurança para a população! Assista ao vídeo e saiba mais sobre a Cidade da Polícia. http://bit.ly/1h5c1d8 


Governo do Estado do RJ

Pequenos agricultores do Rio terão tecnologia própria para colheita de cana

 


O uso de mecanização para a colheita da cana-de-açúcar, prevista em legislação estadual como condição para o fim da queimada nestas lavouras, ficará mais próxima da realidade dos agricultores familiares. Colheitadeiras ambientalmente sustentáveis utilizadas em grandes plantações vão ser adaptadas às pequenas propriedades fluminenses.

Os novos equipamentos vão contribuir para acelerar o processo de erradicação das queimadas, prática nociva que deve ser banida em todo o estado até 2020. As máquinas, que estarão disponíveis para os produtores em 2015, possibilitará o corte da cana inteira e o depósito da palha no próprio campo, protegendo o solo, favorecendo a imobilização de carbono e a biodiversidade.

A medida faz parte das ações do projeto Intecral - Integração de Ecotecnologias e Serviços para o Desenvolvimento Rural Sustentável no Rio de Janeiro, resultado de cooperação técnica entre o governo do Estado, através da Secretaria de Agricultura, e o Ministério Federal de Educação e Pesquisa da Alemanha. Ao todo, o país europeu investirá cerca de R$ 9,2 milhões em pesquisas e na criação de soluções para melhorar a produtividade dos agricultores familiares e viabilizar o acesso à tecnologias sustentáveis de produção nas regiões Serrana, Norte, Noroeste e Baixada Litorânea.

O secretário de Agricultura, Christino Áureo destacou que esta é a primeira vez que se investe de fato em junção de agricultura com preservação ambiental, com os produtores se sentindo incluídos no processo de desenvolvimento da agricultura.

- Essa cooperação com a Alemanha vai melhorar a qualidade da nossa produção e aumentar a oferta. Para o consumidor, vai representar um produto aliado à preservação ambiental - frisou Áureo.

A implantação de outras tecnologias sustentáveis foi levantada durante a visita da comitiva na última semana, a diversos municípios do interior do estado. Integrado por 18 pesquisadores de universidades e empresas privadas da Alemanha e técnicos da Secretaria de Agricultura (Rio Rural, Emater-Rio e Pesagro), o grupo viu de perto alguns locais onde ocorrerão intervenções do Intecral.

Na ocasião, se reuniram com o presidente da Coagro (Cooperativa Agroindustrial do Estado do Rio de Janeiro) Frederico Paes Rangel, em Campos dos Goytacazes, e conheceram peculiaridades da produção sucroalcooleira fluminense.

Nas microbacias Santa Cruz e Barracão dos Mendes, em Nova Friburgo, foram apresentados os resultados das ações do Programa Rio Rural para recuperação da capacidade produtiva das lavouras após a catástrofe climática de 2011. Além da transferência de recursos financeiros não reembolsáveis para os agricultores, foram implantadas práticas sustentáveis no campo.

No Noroeste fluminense, o grupo esteve em Santo Antônio de Pádua, Itaperuna e em Varre-Sai, onde visitou propriedade produtora de café e obtiveram informações sobre os incentivos oferecidos pelo governo estadual à cafeicultura.

Além da tecnologia de colheita de cana crua, a parceria vai implantar sistemas de saneamento em vilas rurais, de monitoramento de recursos hídricos e de parâmetros meteorológicos. A iniciativa contará ainda com apoio técnico e operacional da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), do Inea (Instituto Estadual do Ambiente) e dos comitês de bacias hidrográficas.

O Intecral começará a ser executado em 2014, durante três anos e contemplará pequenas localidades rurais de Cachoeiras de Macacu, Nova Friburgo, Teresópolis, Porciúncula, Varre-Sai, Carapebus, Campos dos Goytacazes, Quissamã e Macaé.

A pesquisadora Sabine Schlüter, do ITT (Institute for Technology and Resources Management), informou que a próxima visita de campo está prevista para a primeira quinzena de março de 2014.

- O projeto Intecral é mais uma das ações de cooperação entre o Brasil e a Alemanha. Esse primeiro contato foi muito importante para conhecer melhor as semelhanças e diferenças da agricultura fluminense e será fundamental para a elaboração do plano de ação - revelou.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Agricultura 

Inovação na saúde


O RJ é o primeiro estado do Brasil a montar um centro especializado para a realização de cirurgia de implantação de marca-passo diafragmático. A iniciativa vai ajudar pacientes com lesões de alta complexidade e que precisam respirar com ajuda de aparelhos. Criado pela Secretaria de Saúde, o polo funciona no Hospital Universitário Pedro Ernesto. Até agora, três pacientes passaram pelo procedimento. Érica Gardini (à esquerda na foto) e Manuela Faustino foram beneficiadas e estão livres dos respiradores! Saiba mais: http://bit.ly/15Uip5ser
 
 

Foto: Maurício Bazílio  

Mais investimento na saúde do RJ

Foto: #SaúdeRJ
Boa noticia para a Saúde do RJ! 
Ambulâncias novinhas foram entregues nesta terça, 24, a 82 municípios do estado. São 153 veículos equipados com sirene eletrônica, maca retrátil, suporte para cilindro de oxigênio fixo na maca, suporte de soro e sangue e ar condicionado nos dois compartimentos, entre outros itens de segurança. Aperibé, Areal, Araruama, Búzios, Arraial do Cabo, Barra do Piraí, Belford Roxo, Bom Jardim, Bom Jesus, Cachoeiras de Macacu, Cambuci, Cantagalo, Carapebus, Cardoso Moreira, Carmo, Casimiro de Abreu, Comandador Levy Gasparian, Conceicção de Macabu, Cordeiro, Duas Barras, Duque de Caxias, Engenheiro Paulo de Frontin, Guapimirim, Iguaba Grande, Itaboraí, Itaguaí, Italva, Itaocara, Itaperuna, Itatiaia, Japeri, Laje do Muriaé, Macuco, Magé, Mangaratiba, Maricá, Mendes, Mesquita, Miguel Pereira, Miracema, Natividade, Nilópolis, Niterói, Nova Iguaçi, Paracambi, Paraíba do Sul, Paraty, Paty do Alferes, Pinheiral, Piraí, Porciúncula, Porto Real, Quatis, Queimados, Quissamã, Rio Bonito, Rio Claro, Rio das Ostras, Rio das Flores, Santa Maria Madalena, Santo Antônio de Pádua, São Fidelis, São Francisco de Itabapoana, São Gonçalo, São João da Barra, São José de Ubá, São José do Vale do Rio Preto, São Pedro da Aldeia, São Sebastião do Alto, Sapucaia, Saquarema, Seropédica, Silva Jardim, Sumidouro, Tanguá, Trjano de Moraes, Três Rios, Valença, Varre e Sai e Vassouras receberam as ambulâncias.  Confira: http://bit.ly/14CyITG
Foto: Marcelo Horn 

O Governo do Rio entregou nesta terça-feira (24/9) ambulâncias básicas a 82 cidades de todo o estado, inclusive Itaperuna. A doação de ambulâncias básicas e de UTI para os municípios fluminenses faz parte da política do Estado de dar melhores condições para o atendimento à população. Com essa nova remessa - a partir de indicação por emenda parlamentar - já são mais de 300 ambulâncias doadas a prefeituras fluminenses desde 2008. 
Ao todo, foram investidos mais de R$ 14 milhões na compra de 153 veículos, que vão ser distribuídos de acordo com a densidade populacional dos municípios: na Região Metropolitana, as cidades com mais de 300 mil habitantes vão receber três ambulâncias e as com mais de 500 mil habitantes, receberão cinco veículos. Nas demais regiões será uma ambulância para os municípios com até 25 mil habitantes, duas para cidades com até 70 mil pessoas e três para municípios com até 115 mil habitantes.

Os veículos são equipados sirene eletrônica, maca retrátil construída em alumínio com colchonete estofado, banco baú para três acompanhantes, suporte para cilindro de oxigênio fixo na maca, oxigenação composto de régua tripla, mangueira de oxigenação, fluxômetro, umidificador, aspirador tipo Venturi, suporte de soro e sangue, ar-condicionado nos dois compartimentos e demais itens de segurança exigidos pelo Código Nacional de Trânsito Brasileiro.
 
Subsecretaria de Comunicação Social