quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Petrobras reajusta preço da gasolina e do diesel nas refinarias


A Petrobras anunciou aumento de preços nas refinarias: 6,6% na gasolina e 5,4% no diesel. Depois de oito anos sem reajustes nos postos, o consumidor vai pagar mais caro pela gasolina e pelo diesel. Começou a valer à 0h desta quarta-feira (30) o repasse.
O Sindicato Nacional dos Distribuidores de Combustíveis disse que a alta na bomba será menor do que nas refinarias porque existem outros componentes no combustível, como o etanol, que não teve o preço alterado.
A Petrobras explicou que o aumento é para alinhar o preço do mercado interno aos praticados no mercado internacional. Essa defasagem, segundo especialistas, já trouxe muitos problemas para a Petrobras.
“A Petrobras perdeu cerca de R$ 32 bilhões nos últimos dez anos pelo fato de estar defasado o preço da gasolina e do diesel. Compra gasolina, compra diesel, por um preço no mercado internacional e vende aqui dentro do Brasil mais barato. isso aí fez com que as perdas aumentassem mais ainda”, diz Adriano Pires, especialista em energia.
Além do prejuízo, a Petrobras foi punida pelo mercado financeiro. As ações da companhia caíram 51,5% nos últimos cinco anos, e isso tem grande impacto na capacidade de investimento da empresa, que precisa de muitos recursos para a exploração do pré-sal.
“A capacidade de investir tem muito a ver com a credibilidade que a empresa transmite para o mercado, que vai emprestar esse dinheiro. Diria que a Petrobras tem capacidade técnica para isso, tem os meios materiais, humanos, tecnologia para isso, mas acho que, hoje, o grande desafio da Petrobras, ou o que emperra hoje a Petrobras, é exatamente a capacidade de se capitalizar para esse investimento”, afirma Davi Zylbersztajn, consultor e ex-presidente da Agência Nacional do Petróleo (ANP).
A alta no preço dos combustíveis veio depois da redução nas contas de energia. Não por acaso, segundo Pires. “O governo vai pegar a oportunidade de reduzir a tarifa de energia elétrica para aumentar a gasolina e o diesel e, com isso, ter um menor impacto na inflação”, diz.

Fonte: Jornal da Globo, por André Curvello-RJ

Lei Seca adota tolerância zero em índice de limite no bafômetro


A dez dias do Carnaval, houve reforço na fiscalização e novas regras para os motoristas. A partir desta quarta-feira (30), o limite no bafômetro não pode ser igual ou maior que 0,05 miligramas de álcool por litro de ar. Antes, era maior: 0,1 mg/l.
Na prática, segundo o ministro das Cidades, é tolerância zero, porque o índice que entra em vigor é muito rigoroso. “É proibido, 0%. As pessoas que ingerirem álcool e forem dirigir estão sujeitas à nova legislação”, diz Aguinaldo Ribeiro, ministro das Cidades.
Nos exames de sangue, nenhuma quantidade de álcool será tolerada. A partir de 0,05 mg/l no bafômetro, o motorista responderá por infração de trânsito gravíssima. A multa é de R$ 1.915,30, e o condutor fica proibido de dirigir por um ano.
Se o bafômetro marcar 0,34 mg/l ou mais, além de tudo isso, o motorista responderá por crime com pena de seis meses a três anos de prisão. A resolução do Conselho Nacional de Trânsito também regulamentou uma grande mudança: vídeos, depoimentos de testemunhas e os relatos da fiscalização valerão como prova contra os condutores com sinais de embriaguez.
Segundo a nova regra, o agente pode relatar sinais como sonolência, soluços, dificuldade para falar e falta de equilíbrio, mas só um indício não vale. É preciso haver um conjunto de sinais de que o motorista bebeu. Tudo deverá ser detalhado e assinado pelo policial ou agente de trânsito em um formulário.
“Isso deverá criar nova jurisprudência, todo aquele caminhar do Judiciário que, certamente, vai responder muito a indagações que já existiam antes. Se não existia nenhuma outra prova a não ser o exame de sangue e o bafômetro, a partir de agora tem. Caberá ao Judiciário entender nas instâncias que o processo andar”, afirma Luiz Otávio Miranda, conselheiro do Contran.
A lei não abre exceção. Por isso, não há garantia de que um bombom de licor ou um remédio possam fazer disparar o bafômetro. Por isso, o conselho de especialistas é nunca combinar direção com qualquer quantidade de álcool.
“Todos aqueles que fizerem uso de substâncias que contenham álcool ou bebidas alcoólicas, vão sofrer algum tipo de alteração, em maior ou menor proporção”, explica o médico Marcello Caio,
clínico geral.

Fonte: Jornal da Globo por Camila Bomfim, Brasília-DF

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Ao entrar numa casa noturna, saiba como verificar se o local é seguro

 O incêndio que matou mais de 230 pessoas em uma casa noturna no Rio Grande do Sul no domingo (27) levantou o alerta para todas as pessoas que se divertem em boates e demais estabelecimentos do gênero no Brasil: será que o lugar é seguro?
 
O G1 ouviu especialistas em segurança que contaram quais são as obrigações básicas de cada local e como um leigo consegue saber se essas regras estão sendo seguidas.
Por exemplo: como saber se a casa está com o alvará de funcionamento em dia, se está com os equipamentos de segurança corretos, se há rotas de fuga?

Veja abaixo respostas para estas e outras perguntas:

Alvará de funcionamento - documento emitido pela prefeitura, estado, bombeiros ou órgão específico de atuação de cada estabelecimento que dá permissão para o empreendimento atuar. Tem de ser afixado em local visível ao usuários

Saídas de emergências mostram a rota de fuga do local (Foto: Corpo de Bombeiros de São Paulo)
Saídas de emergência - são obrigatórias, porém a quantidade e a posição onde devem ser colocadas são determinadas por uma avaliação técnica feita por um engenheiro ou arquiteto. Deve ser localizada imediatamente acima da porta centralizada a uma altura de 1,8 metro de altura medida do piso à base da sinalização.
Deve ser localizada de modo que a distância de percurso de qualquer ponto da rota de saída até a sinalização seja de, no máximo, 15 metros. A sinalização complementar de rotas de saída é facultativa e deve ser aplicada sobre o piso.

Sinalização mostra como acionar a porta corta-fogo (Foto: Corpo de Bombeiros de São Paulo)
Porta corta-fogo - protege a saída de emergência, que não pode ter materiais inflamáveis. Para segurança, ela deve possuir uma barra “antipânico” como sistema de abertura. Só com a pressão das mãos sobre a barra a pessoa destrava e abre a porta. Deve ser usada em áreas que comunicam diretamente com as rotas de fuga.
É considerado um produto seguro, entretanto sua eficácia pode ser comprometida caso haja uso inadequado e se não passar por um teste de qualidade.

Sinalização indica onde está o equipamento (Foto: Corpo de Bombeiros de São Paulo)
Extintores - são obrigatórios e devem ser checados uma vez por ano. Quem calcula a quantidade do dispositivo e onde ele deve ser instalado também é o especialista técnico. Segundo as normas do Inmetro, existem três tipos de fogo: o fogo gerado por combustíveis líquidos, por líquidos inflamáveis e por equipamentos elétricos. Cada extintor traz as suas especificações.


Dispositivo de extração de fumaça - são dutos no teto que ajudam na circulação de ar e na evacuação da fumaça, caso comece um incêndio. No entanto, o dispositivo não ´e obrigatório em todos os estados.

Placa mostra onde o alarme pode ser disparado (Foto: Corpo de Bombeiros de São Paulo)
Alarme de incêndio com detector de fumaça - o detector de fumaça aciona automaticamente um alarme sonoro sobre a existência de um incêndio. Ele pode ser equipado ainda com um dispositivo de localização, que envia um sinal de emergência ao Corpo de Bombeiros.
No entanto, não é obrigatório em todos os estados; apenas o alarme de emergência manual, acionado por um botão.
 

Chuveiro automático para extinção de incêndio (Foto: Corpo de Bombeiros de São Paulo)
Sprinkler (chuveiro automático para extinção de incêndio) - é uma rede instalada no telhado do prédio com diversos dispositivos com água, que devem ser acionados automaticamente, por meio da variação de temperatura.
Eles cobrem uma área de 10 m² a 14 m² e conseguem conter a fumaça e o calor logo no início, o que evita possíveis mortes por asfixia. No entanto, a obrigatoriedade vai depender da avaliação de cada situação.
 

Normas e recomendações
"O local é seguro se a casa noturna tiver alvará de funcionamento (que precisa estar exposto na entrada do local), saída de emergência, extintores, iluminação de emergência e sinalização de saída de emergência", diz o engenheiro civil e coordenador do CB-24 RS (Comitê Brasileiro de Segurança Contra Incêndio) da ABNT núcleo RS, Carlos Wengrover Rosa.
De acordo com ele, há outros itens de segurança que podem auxiliar na garantia de segurança para os frequentadores de casas noturnas e outros estabelecimentos comerciais. "Sistema de extração de fumaça e alarme de incêndio com detecção de fumaça já são obrigatórios em São Paulo e no Rio de Janeiro e poderiam ter colaborado com a segurança da boate [Kiss] no caso deste incêndio", afirma o coordenador da ABNT.
Segundo Gerardo Portela, doutor em Gerenciamento de Riscos da Coppe-UFRJ, para garantir a segurança das pessoas em estabelecimentos comerciais é necessário ir além das regras. "Se existem regras, elas precisam ser respeitadas, mas não só isso. É muito importante que, quando se falar em segurança, os responsáveis sigam muito além das regras, da legislação vigente. É preciso pensar preventivamente."
Wengrover Rosa diz que "apesar de todos esses cuidados adotados pelo frequentador da casa noturna, é muito difícil um leigo saber se o local é completamente seguro. Só mesmo uma pessoa técnica terá como afirmar isso. É por esse motivo que os alvarás de funcionamento, de combate a incêndio são importantes".
Para Portela, as pessoas precisam tentar manter a tranquilidade durante o incêndio e evitar pânico. Ele lista algumas ações que podem ser adotadas por quem está em um cenário de incêndio e sair ileso.

Fonte: Glauco Araújo e Carolina Lauriano Do G1, em São Paulo e do G1 Rio

Dilma cobra mais rigor na fiscalização para evitar tragédias

 
Antes do discurso no Encontro Nacional com Novos Prefeitos, em Brasília, a presidente Dilma pediu um minuto de silêncio pelas vítimas do incêndio em Santa Maria. Depois, cobrou rigor dos prefeitos na gestão e na fiscalização para evitar que novas tragédias aconteçam. “Falo dessa dor para lembrar a responsabilidade que todos nós do Poder Executivo temos com a nossa população. Diante dessa tragédia temos o dever de assumir o compromisso e assegurar que ela jamais se repetirá”, disse.

Fonte: Bom Dia Brasil

Dilma libera R$ 66,8 bilhões aos municípios


Durante a abertura do Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas, em Brasília, nesta segunda-feira (28), a presidenta Dilma Rousseff destacou a importância da ação conjunta entre governo federal e municípios para que o “Brasil seja um país muito mais justo e desenvolvido”. A presidenta anunciou R$ 66,8 bilhões de recursos novos para investimentos em diferentes áreas, como saneamento, pavimentação e mobilidade.
“Vocês terão, logo no início do mandato, ainda neste ano de 2013, em torno de 66,8 bilhões de recursos novos para investimentos em diferentes áreas. São R$ 35,5 bilhões para obras de saneamento, pavimentação e mobilidade urbana, selecionadas no final de 2012. (…) São recursos novos. Além disso, hoje abrimos nova seleção para investimentos, que somaram mais R$ 31,3 bilhões. Também aqui não há tempo a perder, e será necessário elaborar os projetos o mais rápido possível”, detalhou Dilma.
Para a presidenta, o momento atual é de consolidação de um novo patamar das relações federativas e que é necessário desenvolver ainda mais o diálogo entre governo federal e municípios. Dilma ainda destacou as oportunidades para municípios com até 50 mil habitantes, que poderão concorrer a, no mínimo, mais 135 mil moradias do programa Minha Casa, Minha Vida. Os prefeitos terão acesso a construção de quadras poliesportivas, com a queda das exigências para qualificação, de 500 alunos para 100, e também poderão se habilitar para a construção de creches oferecidas em 2011 e que ainda não foram contratadas.
“Além de financiar a construção das creches e pré-escolas fizemos vária mudanças na legislação para apoiá-los também no custeio. Agora nós pagamos o custeio até que se inicie o repasse do Fundeb. Quando a criança é beneficiária do Bolsa Família – e isso é importante lembrar – o governo federal aporta um adicional de 50% do valor do Fundeb. Com essas mudanças nós criamos condições mais adequadas para que todos nos apóiem na tarefa de garantir às crianças de zero a cinco anos, independente da renda de sua família, igualdade de oportunidade em seu processo de desenvolvimento”, ressaltou.
A presidenta afirmou ainda que o governo federal vai resolver o problema das contas previdenciárias dos municípios. Segundo ela, com o pagamento da primeira parcela, serão equacionadas as dívidas de 79% de todos os municípios que tinham essas pendências. Dilma também fez um resumo de todas as ações coordenadas pelo governo federal para o enfrentamento aos efeitos da estiagem no semiárido do Nordeste e de Minas Gerais, como a entrega de 240 mil cisternas até o fim de 2013 e o investimento de R$ 20,1 bilhões em obras estruturantes para aumentar a segurança hídrica na região. Ela ainda ressaltou que, mesmo depois da chuva, o apoio continuará com a mesma presteza e determinação para que a produção possa ser retomada, fortalecendo as economias locais.

Fonte: Blog do Planalto

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Fotos do incêndio na boate em Santa Maria-RS

Acesse o link e veja as fotos do incêndio que deixou mais de 200 mortos, neste domingo 27, na boate Kiss, em Santa Maria - Rio Grande do Sul

Clique no link abaixo:
Veja fotos da tragédia em boate do RS

Fonte: G1

Tragédia em Santa Maria-RS

Um dia depois da tragédia ocorrida em uma festa universitária na boate Kiss em Santa Maria, na região central do Rio Grande do Sul, cerca de 80 feridos ainda estão em estado grave, segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. O incêndio deixou 231 pessoas mortas no domingo (27).
Em entrevista coletiva na manhã desta segunda-feira (28), o ministro disse que os pacientes, vítimas do incêndio ocorrido na casa noturna, recebem "cuidados intensivos". "Queremos manter a possibilidade de termos vagas em UTI caso seja necessário", afirmou. Pelo menos 17 novos leitos de Unidades de Terapia Intensiva em Santa Maria foram liberados para atender possíveis novas vítimas.
O número total de feridos espalhados por hospitais de quatro cidades gaúchas chega a 121. Em Santa Maria, são 82 pacientes internados – 40 em estado grave. "São pacientes que estão em ventilação mecânica. Estes pacientes estão em estado critico", afirmou Padilha.
Os outros 39 foram transferidos para Porto Alegre e para cidades da região metropolitana. O ministro disse que irá para a capital gaúcha ainda nesta segunda acompanhar o trabalho das equipes médicas e as condições de saúde das vítimas, muitas delas com queimaduras.

Bancos de pele
O governo federal também já entrou em contato com bancos de pele de países vizinhos. "Estamos contatando bancos de pele de outros países, que podem ser necessários. Já conversei com ministros da Argentina, Uruguai e Peru", afirmou Padilha.

Incêndio
O incêndio começou por volta das 2h30min de domingo, durante a apresentação da banda Gurizada Fandangueira, que utilizou sinalizadores para uma espécie de show pirotécnico. Segundo relatos de testemunhas, faíscas de um equipamento conhecido como "sputnik" atingiram a espuma do isolamento acústico, no teto da boate, dando início ao fogo, que se espalhou pelo estabelecimento em poucos minutos.
O incêndio provocou pânico e muitas pessoas não conseguiram acessar a saída de emergência. A festa "Agromerados" reunia estudantes da Universidade Federal de Santa Maria, dos cursos de pedagogia, agronomia, medicina veterinária, zootecnia e dois cursos técnicos.
Pelo menos 101 das vítimas identificadas eram estudantes da Universidade Federal de Santa Maria, segundo informou a instituição em sua página na internet.
O comandante do Corpo de Bombeiros da região central do Rio Grande do Sul, tenente-coronel Moisés da Silva Fuch, disse que o alvará de funcionamento da boate estava vencido desde agosto do ano passado.

"Fatalidade"
Por meio dos seus advogados, a boate Kiss se pronunciou sobre a tragédia. A direção do estabelecimento classificou o ocorrido como uma "fatalidade", afirmou que a empresa está em "situação regular" e à disposição das autoridades. A nota foi emitida pelo grupo de advogados associados Kümmel & Kümmel, que representa os proprietários da boate.
Público
O número total de pessoas que estavam no interior da boate Kiss no momento em que o incêndio começou ainda é desconhecido. Segundo informações da própria casa noturna, a capacidade máxima é para mil clientes.
De acordo com o delegado Sandro Meinerz, que é responsável pela perícia, informações coletadas pelas equipes de investigação dão conta de que o público na hora da tragédia era de aproximadamente mil pessoas. O Corpo de Bombeiros, no entanto, estima que o número era maior, perto de 1,5 mil.
Estudantes que sobreviveram à tragédia relataram que, inicialmente, seguranças da boate tentaram impedir a saída dos clientes, mas que logo perceberam a fumaça e liberaram a passagem.
O capitão da Brigada Militar Edi Paulo Garcia disse que a maioria das vítimas tentou escapar pelo banheiro do estabelecimento e acabou morrendo. "Tirei mais de 180 pessoas dos banheiros. Eles estavam tentando fugir", disse.

Resgate
Muitas pessoas que conseguiram sair da boate ajudaram a socorrer as vítimas. "A gente puxava as pessoas pelo cabelo, pela roupa, muita gente saía só de calcinha e cueca, muitas sem camiseta, talvez para se proteger da fumaça", disse o jovem Murilo de Toledo Tiecher.


entenda_tragedia_boate_rs_620 (Foto: Editoria de Arte / G1)



Fonte: G1

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Show com Pe. Max Barreto em Grussaí

 
Seguindo a onda dos padres cantores, o pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Italva - Diocese de Campos/RJ - Pe. Maxliano Barreto, lançará em breve seu primeiro CD que está em fase final. Responsável pela paróquia há três anos, Pe. Max sempre demonstrou o gosto pela música. Muito conhecido pela sua animação nas missas que celebra, o mais novo padre cantor da região está se preparando para fazer um show em Grussaí, litoral de São João da Barra, no dia 01 de fevereiro.
A apresentação será no evento Cristo é Nossa Onda, que faz parte do Projeto de Verão 2013 promovido pela Paróquia São João Batista.
Paroquianos de Italva estão organizando uma excursão para prestigiar o show, conforme programação do evento. Monte também sua caravana e venha louvar ao Senhor!

Maiores informações na Secretaria da Paróquia Nossa Senhora da Conceição ou pelo telefone da Paróquia:  (22) 2783-1320

Fonte: Italva em Foco

Redução na conta de energia elétrica

A presidente Dilma Rousseff fará pronunciamento à Nação para assegurar que a conta de energia residencial, comercial e da indústria terá redução de 20% e que não haverá racionamento no fornecimento de energia no país. O anúncio foi gravado e vai ser veiculado nesta quarta-feira (23).
A promessa de redução das tarifas foi feita pela presidente também em pronunciamento à Nação, no dia 6 de setembro, véspera do Dia da Pátria. A promessa rendeu popularidade da presidente, aferida em pesquisas de opinião.
O pronunciamento acontece num momento em que houve discussão forte sobre o risco de falta de energia no país. O governo despachou 56 das usinas termelétricas, de um total de 68, para assegurar o fornecimento a todo o país. Isso foi necessário porque os reservatórios ficaram abaixo da margem de segurança em função da falta de chuvas. As chuvas recentes permitiram que os reservatórios recuperassem capacidade.
Dilma Rousseff vem acompanhando o assunto diariamente e só agora se sentiu com segurança para fazer este pronunciamento à Nação assegurando a redução da tarifa e a garantia do fornecimento.

Fonte: G1 por Cristina Lôbo

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Todos contra DENGUE

A Prefeitura de Itaperuna, cidade localizada no Noroeste Fluminense, está atenta ao problema “dengue”. Através da Secretaria Municipal de Saúde, o município vem intensificando as ações de controle ao mosquito Aedes Aegipty (transmissor da dengue). Nesta quarta-feira (16/01), às 8h, acontece a Mobilização Social para Prevenção e Combate à Dengue, em parceria com diversos setores da sociedade. O local de concentração será na Unidade de Estratégia de Saúde da Família, Bairro Cehab (PSF - Cehab).
Um dos objetivos da mobilização é criar estratégias de combate ao vetor, como também diminuir a possibilidade de possíveis criadouros do mosquito. Em recente reunião, o prefeito Alfredo Paulo Marques Rodrigues, o Alfredão (PP), e o secretário Municipal de Saúde Sérgio Nunes detectaram grande número de pessoas expostas a infecções pelos sorotipos da doença, bem como crescentes notificações atribuídas ao Bairro Governador Roberto Silveira - Cehab.
Equipes do Núcleo de Educação em Saúde (NICES), Coordenação de Vigilância Ambiental em Saúde (CVAS), Vigilância Epidemiológica (VE) e PACS/ESF vão percorrer o bairro realizando ações de bloqueio: tratamento focal, eliminação de focos, cobertura de caixas d’água, além do trabalho de educação em saúde, informativo e educativo. As equipes serão supervisionadas pelos coordenadores do evento Heron Macedo (CVAS) e Gesiney Botelho (NICES).
De acordo com o prefeito Alfredão é preciso intensificar as ações de prevenção e combate ao vetor. Alfredão também destacou a importância da sociedade na luta contra o mosquito Aedes Aegipty. O secretário Sergio Nunes disse que o evento procura sensibilizar, conscientizar e desenvolver medidas junto à coletividade, mostrando que a prevenção contra a doença consiste na eliminação dos criadouros do mosquito, esclarecimentos sobre a doença, modo de infecção e controle da transmissão.
Outras informações sobre tratamento e combate à dengue podem ser obtidas através dos seguintes telefones: (22) 3822-0709 ou 3824-5049.
 
Fonte: Rádio Itaperuna AM 1410

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Aeroporto de Itaperuna vai receber obras do Governo Federal



O Governo Federal anunciou no fim de 2012 um plano de recuperação de 249 aeroportos de pequeno e médio porte em todo o país. O objetivo é ampliar o acesso da população aos serviços aéreos e deixar os brasileiros a menos de 100 quilômetros de um aeroporto. Um dos terminais que serão beneficiados pela nova medida é o de Itaperuna, o único do Noroeste Fluminense.
Nos anos 90, uma companhia fazia o trecho entre o Rio de Janeiro, Itaperuna e Vitória. Mas, sem incentivos e infraestrutura, a empresa desistiu do negócio.
O plano de aviação regional vai investir mais de R$ 7 bilhões em 270 aeroportos brasileiros. Para a Região Sudeste estão previstos mais de R$1,5 bilhão. O aeroporto de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, também está na lista. O local é administrado pela Infraero e há anos a prefeitura tenta retomar o controle que já foi do município para entregá-lo a uma empresa privada.
Atualmente, apenas uma empresa opera vôos de Campos dos Goytacazes para Macaé, Rio de Janeiro e Vitória. Mesmo assim, o número de passageiros no primeiro semestre de 2012 mais do que triplicou, em relação ao mesmo período de 2011. A previsão é de que as obras comecem no segundo semestre deste ano.

Fonte: Noroeste On Line

Dengue: Noroeste fluminense ganha dois centros de hidratação

Dois centros de hidratação contra a dengue foram abertos no Estado do Rio de Janeiro neste fim de semana: Cambuci e Miracema, no Noroeste Fluminense. Ao todo, serão cinco unidades na região (Aperibé, Italva e Santo Antônio de Pádua já foram instalados), com capacidade para atender, cada centro, 300 pessoas por dia. Os municípios também irão receber insumos, materiais informativos, além de ações de bloqueio com vedação de criadouros dos mosquitos. Aperibé, Miracema e Cambuci estão com alto índice de transmissão da doença.
“As chances de epidemia de dengue nessas cidades são grandes. A Secretaria de Estado de Saúde tem o papel de avaliar a capacidade de atendimento nesses municípios e alertar a população sobre a prevenção da doença”, disse o superintendente de Vigilância Epidemiológica e Ambiental, Alexandre Chieppe.
Na sexta-feira (11), quatro equipes da subsecretaria de vigilância em saúde, atenção básica e humanização da Secretaria de Saúde visitaram os municípios de São José de Ubá, Aperibé, Italva, Santo Antônio de Pádua, Cambuci e Miracema. O objetivo foi auxiliar, em conjunto com as secretarias de saúde de cada cidade, na capacitação de profissionais, no monitoramento do fluxo e condições de atendimento à população.
No sábado (12), a praça central de Aperibé recebeu uma grande ação de mobilização no combate à dengue. A Secretaria de Estado de Saúde, junto com a secretaria de saúde da cidade, organizou um mutirão de limpeza da cidade, além de palestras e distribuição de materiais informativos. Equipe de animadores também esteve no local para conscientizar as crianças, que receberam informações sobre prevenção da doença e puderam ver amostras de larvas do mosquito transmissor da dengue - Aedes Aegypti.

Campanha 10 Minutos Contra a Dengue
A Campanha da Secretaria de Saúde é para evitar uma epidemia neste verão, sendo uma importante ferramenta de conscientização para a necessidade de todos se engajarem no combate ao foco do mosquito Aedes Aegypti - o transmissor da doença. A iniciativa da campanha – elaborada em conjunto com a Fundação Oswaldo Cruz/Fiocruz – foi inspirada em uma das estratégias adotadas pelo governo de Cingapura para controlar o Aedes Aegypti, conseguindo interromper a epidemia que o país enfrentava entre 2004 e 2005.



Fonte: Noroeste On Line

Novo modelo de gestão na Secretaria de Saúde de Itaperuna

O prefeito Alfredo Paulo Marques Rodrigues, o Alfredão, anunciou na manhã de quarta-feira (9) que Elias Daruis não é mais o secretário de Saúde do município. A partir de agora, Elias será o gestor do órgão, responsável especificamente pelos programas, atendimentos e demandas da população, enquanto o novo secretário, o advogado Sérgio Nunes, que já foi procurador geral do município, atuará na parte burocrática e judicial da secretaria.
Ao longo dos poucos dias que esteve à frente da secretaria, Elias Daruis contou que percebeu uma degradação estrutural e financeira de grande porte. “Todos esses dias fiquei tratando apenas da parte burocrática e vi que a secretaria precisa de um novo modelo de gestão, mais evoluído, dinâmico e que traga benefícios para a população”, declarou. Inclusive, Elias ressaltou que Sérgio Nunes já estava ao seu lado na secretaria, como assessor jurídico, acompanhando os processos. “Ele tem uma larga experiência na área jurídica. É uma pessoa que está preparada para assumir o controle desta parte burocrática, para que eu possa ficar responsável pela recuperação da secretaria”, garantiu o novo gestor.
Embora a gestão ainda esteja no início, Elias Daruis já adiantou que em breve a população perceberá mudanças em alguns serviços oferecidos pela secretaria. Entre eles, o novo gestor citou a reestruturação do Centro de Saúde Raul Travassos, a reformulação do Programa Saúde da Família – que voltará a atender nas unidades de saúde dos bairros – além da unificação das farmácias, com o objetivo de oferecer aos itaperunenses um modelo único e mais eficaz de atendimento. Ele acrescentou também que a nova gestão está preocupada em solucionar as pendências do governo anterior, como o atraso no pagamento dos salários de dezembro de 2012 dos servidores do município. “É algo que tem nos angustiado, pois são pessoas que precisam, que trabalharam e estão sem receber”, disse.

Elias Daruis

Sérgio Nunes


Fonte: Jornal O Diário do Noroeste

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

DRM identifica áreas de risco no Noroeste Fluminense

As ações realizadas pela Defesa Civil nos diversos municípios do estado do Rio de Janeiro para atender vítimas de acidentes geológicos naturais relacionados com os períodos de chuvas intensas (dezembro a março de cada ano) incluem os efeitos da ação das águas correntes (que produzem inundações em áreas de baixadas), erosão acelerada (que provoca a formação de voçorocas e ravinas) e escorregamentos nas encostas. Todas estas áreas sujeitas à ação destes processos geológicos são consideradas áreas de risco. Algumas de risco iminente.

Para ajudar os municípios fluminenses no desenvolvimento de políticas que previnam estas tragédias anunciadas existem órgãos públicos criados para o cumprimento de funções preventivas de possíveis tragédias com populações que vivem em áreas de risco. Neste sentido, o Departamento de Recursos Minerais – DRM-RJ identificou as áreas de risco iminente a escorregamentos de encostas de todos os municípios fluminenses e entregou às respectivas prefeituras os resultados destes trabalhos.

Os dados destes estudos estão disponíveis no DRM-RJ e já foram entregues a todas as administrações municipais. Cabe agora, às novas administrações, do quadriênio 2013/2016, desenvolver ações na busca de soluções para problemas detectados. Estas informações estão disponíveis para todos, no site: Clique Aqui 

Natividade - 24 áreas de risco iminente a escorregamentos de encostas, envolvendo 74 moradias e duas igrejas, colocando em risco cerca de 290 pessoas, sem incluir fiéis das duas igrejas, caso a tragédia ocorra em momento de alguma celebração nas mesmas.
 

Varre-Sai -  áreas de risco são 43, envolvendo 130 moradias e duas estradas e colocando em risco cerca de 530 pessoas, sem incluir eventuais transeuntes pelas estradas, no momento da tragédia.
 

Itaperuna -  áreas de risco são 61, envolvendo 111 moradias e duas igrejas e colocando em risco cerca de 770 pessoas. 
 

Santo Antônio de Pádua - as áreas de risco são 39, envolvendo 110 moradias, uma igreja e uma maternidade, colocando em risco cerca de 410 pessoas.
 

Outros municípios do Noroeste Fluminense podem ser consultados AQUI. 
 

Dentre as ações realizadas, em andamento e previstas pelo DRM-RJ está o atendimento às solicitações dos municípios para realização de vistorias em áreas de riscos geológicos, coordenadas pelo Núcleo de Prevenção e Análise de Desastres Geológicos do DRM-RJ.
 

Estudos básicos já existem. Colocados em prática podem prevenir os efeitos danosos das chuvas. Tomara que as novas administrações municipais adotem medidas para solucionar problemas já identificados e coíba a ocupação de novas áreas de risco em seus municípios. Assim, estaremos salvando vidas e evitando prejuízos materiais.
 

Informações: Sebastião Menezes - Geólogo Sênior, especialista em morfologia tropical, mestre em geologia, ex-professor da UFRRJ e da UFJF.
 
Fonte: Jornalismo Rádio Itaperuna

Nota: Concurso Público da Prefeitura de Itaperuna

A Prefeitura de Itaperuna encaminhou na terça-feira (08) ao Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro – TCE-RJ, o Processo Administrativo que originou o Concurso Público, realizado no ano de 2012, para preenchimento de vagas e de cadastro reserva do quadro de servidores efetivos do município de Itaperuna.
A Prefeitura esclarece que o processo foi homologado pela gestão anterior, em dezembro de 2012, SEM O PARECER DO TRIBUNAL DE CONTAS, portanto a atual administração, partindo do princípio da Legalidade, quer o posicionamento do referido Tribunal para em caso de PARECER FAVORÁVEL, iniciar a convocação dos aprovados.
Secretaria de Governo – Decom
Fonte: Jornal O Diário do Noroeste

Situação Energética do País


Por Hugo Bachega

BRASÍLIA (Reuters) - A presidente Dilma Rousseff reuniu-se na terça-feira com representantes do Ministério de Minas e Energia para discutir a situação energética do país e o risco de racionamento de energia e pediu que "cada um cumpra seu papel", disse o secretário-executivo da pasta, Márcio Zimmermann, na noite da véspera.
O encontro foi um pedido do ministro Edison Lobão (Minas e Energia) em meio a incertezas quanto à capacidade do sistema elétrico de atender à demanda diante dos níveis baixos dos reservatórios das hidrelétricas, chuvas insuficientes para recompor os estoques e com o sistema de termelétricas --usado em momentos de estiagem-- praticamente todo acionado.
Dilma pediu que "cada um cumpra seu papel" na questão, disse Zimmermann a jornalistas após o encontro, que serviu para atualizar a presidente sobre a situação. A reunião ocorreu no final da tarde de terça-feira, no Palácio do Alvorada, no retorno de Dilma a Brasília após 12 dias de férias na Bahia, e na véspera de reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) para avaliar a situação energética do país.
O secretário-executivo voltou a descartar a possibilidade de racionamento e disse que o quadro atual está dentro do planejado.
"Temos geração suficiente para atender ao mercado, ao contrário do que tem saído. Tudo que está ocorrendo está dentro da situação para a qual esse sistema foi planejado. Você opera (usina) térmica quando tem que operar, mas de qualquer forma você está com um equilíbrio estrutural", disse ele.
Dilma já havia descartado em dezembro o risco de racionamento de energia, durante café da manhã com jornalistas em Brasília. "Acho ridículo dizer que o Brasil corre risco de racionamento de energia", disse ela na ocasião.
A presidente foi ministra de Minas e Energia no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e notabilizou-se por remodelar as regras do setor elétrico e garantir, nos últimos anos, a segurança do fornecimento de energia.

Fonte:

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Fotos da enchente na Baixada Fluminense

Chuva alagou cidades da região e deixou um morto em Xerém, área de Duque de Caxias (RJ)

Clique no link abaixo e veja as fotos das cheias na Baixada Fluminense - RJ

Fonte: G1

Chuvas no RJ

Cerca de 200 mil pessoas foram afetadas pelas chuvas no RJ

Sérgio Cabral se reúne com o ministro da Integração Nacional nesta sexta.
Coronel da Defesa Civil diz que há possibilidade de escorregamentos.

Voltou a chover forte tanto na Costa Verde como na região Serrana, do Rio de Janeiro, na madrugada desta sexta-feira (4). A estimativa da Defesa Civil  é que  200 mil pessoas em todo Estado tenham sido atingidas pela chuva em oito municípios, quatro na Baixada Fluminense, dois na Região Serrana e dois na Costa Verde, conforme mostrou o Bom Dia Rio. 
De acordo com Sergio Simões, secretário estadual da Defesa Civil, em razão do acumulado de chuvas, o solo está saturado  na região da Costa Verde e na região Serrana, portanto há possibilidade de escorregamentos.
"É preciso reduzir as vulnerabilidades e esse é um dos grandes objetivos da Defesa Civil. É um papel que é preciso ser cumprido pelas prefeituras. As pessoas construíram as casas bem nos leitos dos rios, então isso aumenta a vulnerabilidade e expõe as pessoas a risco", explicou.
Nesta sexta-feira, o governador Sérgio Cabral se reúne com o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, para discutir providências emergenciais.

Um morto e um desaparecido em Xerém
O distrito de Xerém, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, foi o mais devastado pelo temporal. Foram 212 milímetros de chuva em 24 horas, mais da metade do previsto para todo o mês de janeiro. A enchente deixou 400 desabrigados, um desaparecido e um morto, segundo o coronel Douglas Júnior. A chuva atingiu também os municípios de Nova Iguaçu, Belford Roxo e Seropédica, onde há 35 desalojados.

Região Serrana em alerta
De acordo com o coordenador da Defesa Civil estadual, Douglas Júnior, a maior preocupação é com os municípios da Região Serrana do Rio de Janeiro, já que há previsão de chuva forte para as próximas horas.
"Em Teresópolis, está chovendo além do esperado. Houve transbordamento novamente do Rio Paquequer, mas numa magnitude menor do que a anterior. A Baixada Fluminense ainda preocupa, mas a Região Serrana um pouco mais por causa da instabilidade do sistema que está lá. Sirenes foram acionadas recentemente", disse o coronel.
Em Teresópolis, há 50 desalojados. Já em Petrópolis foram registrados 170 milímetros de chuva em 24 horas, 30 pessoas estão desalojadas e 5 mil foram afetadas. Segundo a Defesa Civil estadual, não choveu em Nova Friburgo, mas ainda há risco de temporal. Por isso, 40 pessoas foram evacuadas preventivamente.
A chuva que teve início na madrugada desta quinta-feira (3) obrigou mais de 3 mil pessoas a deixarem suas casas no estado do Rio. Segundo a meteorologista de Defesa Civil estadual, Michele Lima, a previsão é de chuva contínua nesta sexta-feira (4). No sábado (5), o tempo deve começar a melhorar, mas há possibilidade de pancadas de chuva durante todo o fim de semana.

Fonte: G1







Fotos: Site UOL e G1

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Solenidade de Posse - Itaperuna

Aconteceu ontem no Centro de Convenções Fábio Raunheitti - UNIG - Campus V - BR 356, KM 02, Itaperuna-RJ a Solenidade de Posse do Prefeito, Vice-Prefeito e Vereadores.
Na solenidade também foram mencionados os nomes de alguns secretários.

Seguem os secretários que estarão juntos ao Prefeito Alfredo no governo de Itaperuna:

Secretário Municipal de Administração: Toni Bastos Guerra
Secretário Municipal de Agricultura: Luiz Alberto Martins Azevedo
Secretário Municipal de Controle Interno: Adenilton Infante
Secretária Municipal de Educação: Maria Aparecida Vargas
Secretário Municipal de Fazenda: Ivan Lacerda de Souza
Secretário Municipal de Gabinete: Celso Nunes de Oliveira
Secretário Municipal de Governo: Sérgio Almeida
Secretário Municipal de Receita: Marcelo Poeys
Secretário Municipal de Saúde: Elias Daruis
Secretária Municipal de Obras: Maysa Pontes Rangel
Secretário Municipal de Planejamento: Manoel de Souza Junior
Secretário Municipal de Meio Ambiente: Carlos Magno Braga de Souza
Secretário Municipal de Ação Social, Trabalho e Emprego: Marcelo Ferreira da Silva
Procurador Geral do Município: Samuel Portela Tinoco

OBS: Para a Secreataria de Transporte ouve-se o nome do ex-secretário Gilmar Leite; para a Secretaria de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Turismo dois nomes são falados: Antonio Carlos Boechat - Presidente da Firjan e  Edmilson Ladeira - que já ocupou o cargo no Governo Jair Bittencourt; já para a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer fala-se o nome do Dr. Ereci Rosa - que foi Secretário de Turismo e Chefe de Gabinete em governos anteriores.




Dr. Denilton - Vice-Prefeito e Alfredo - Prefeito

Jair Bittencourt e o Desembargador Luiz Leite Araujo


Nova mesa diretora da Câmara Municipal de Itaperuna - biênio 2013-2014: Tim - Vice-Presidente; Alexandre - Presidente; Nel - 1º secretário e Moreira - 2º secretário.

Prefeito, Vice e suas esposas


Vereador Moreira e Veredor Batista









Presidente da Apae de Itaperuna - Sr. Rubens Carvalho e o Procurador Geral do Município - Samuel Portela Tinoco