quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Bom Jesus e Porciúncula, RJ, sofreram com a forte chuva de quarta-feira (11)


O centro de Bom Jesus ficou alagado. (Foto: Luciano Oliveira/Aquivo Pessoal) 
             O centro de Bom Jesus ficou alagado (Foto: Luciano Oliveira/Aquivo Pessoal)
 
Está chovendo forte nesta noite de quarta-feira (11) em Porciúncula e em Bom Jesus do Itabapoana, no Noroeste Fluminense. Moradores das cidades estão assustados e preocupados, porque em uma hora choveu 70 milímetros em Porciúncula e 50 milímetros em Bom Jesus, volume que superou a expectativa para o mês de dezembro.
Segundo o meteorologista José Carlos Mendonça, a chuva nos municípios é de alta intensidade, o que pode provocar escorregamentos de terra, alagamentos e inundações. De acordo com o secretario de Defesa Civil de Porciúncula, Gláucio Mansur, o que acontece na cidade é uma enxurrada violenta que está causando diversos transtornos para as famílias.

Inundações em Bom Jesus do Itabapoana (Foto: Elisa Xavier/Arquivo Pessoal) 
Inundações em Bom Jesus do Itabapoana.
                                                  (Foto: Elisa Xavier/Arquivo Pessoal)
 
Ainda não há informações sobre desabrigados e desalojados em Porciúncula, mas de acordo com Gláucio, quem necessitar será encaminhado para instituições de ensino da cidade, onde ficarão abrigados e protegidos.
Em Bom Jesus, o rio Itabapoana está sendo monitorado e, segundo a Defesa Civil, chove forte na cabeceira do rio, no estado de Minas Gerais. Um loteamento de casas populares foi afetado porque um dique ilegal, que foi construído próximo, teria se rompido e a água acabou invadindo a comunidade.
“Nós nunca registramos uma chuva tão intensa como esta. As ruas do centro da cidade ficaram com 30 centímetros d'água. A preocupação é grande e todos estamos dedicados a atender a população. Cinco casas já foram afetadas, com algum tipo de deslizamento ou comprometimento da estrutura”, explicou Alexandre Alcântara, secretário de Defesa Civil.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, a frente fria que cobre o estado está a caminho do Espírito Santo, o que explica o volume d'água na região Noroeste. A previsão é de chuva até a próxima sexta-feira (13).

Letícia Bucker Do G1 Norte Fluminense

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.