quinta-feira, 6 de março de 2014

Itaperuna: campanha de vacinação contra o HPV será para meninas de 11 a 13 anos

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Itaperuna, RJ, está finalizando os detalhes para o início da campanha de vacinação contra o Papiloma Vírus Humano (HPV), um vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual.

A campanha será direcionada a todas as meninas de 11 a 13 anos, 11 meses e 29 dias. O início da campanha acontece no dia 10 de março. A vacinação será realizada nas escolas do município e, em breve, será disponibilizado o calendário de vacinação.

É necessário que todas as escolas do município de Itaperuna, enviem as relações com os nomes das meninas nesta faixa etária, para que sejam incluídas no calendário de visitação das escolas para a vacinação.

IMPORTANTE

AVISO AOS PAIS
De acordo com Gesiney Botelho, coordenador do NICES (Núcleo de Informação, Comunicação e Educação em Saúde), algumas escolas particulares não fizeram adesão à campanha, alegando que os pais não estão de acordo em vacinar suas filhas contra o HPV. “É importante ressaltar que esta campanha é reivindicada há muito tempo pelos profissionais de Saúde Pública”, diz Gesiney.

Ainda de acordo com o coordenador do NICES, o poder público instituído solicita esses dados junto às escolas, para melhor acompanhar e minimizar os impactos de doenças em sua população. “Esta vacina confere imunização aos quatro grupos de genótipos mais encontrados nas infecções por HPV. O Ministério da Saúde, através das secretarias de Saúde dos municípios brasileiros, confere a todo o cidadão, a universalidade, integralidade e igualdade, como direito de cidadania e saúde”, ressalta.

O setor de Imunização da SMS informa que, caso os pais não queiram que suas filhas sejam vacinadas, eles terão de assinar um termo de recusa, que já foi encaminhado às escolas. Caso os responsáveis, diretores ou assessores pelas escolas não enviarem este termo aos pais, os mesmos estarão assumindo a responsabilidade pela não vacinação dessas meninas.

Os pais ou responsáveis que desejarem melhores informações sobre a campanha, podem procurar o setor de Imunização, no Centro de Saúde Dr. Raul Travassos. Ou através do telefone dos seguintes profissionais:

(22) 9 9874-7784 – coordenadora do setor de Imunização - Sheila Ferreira Oliveira
(22) 9 9959-3424 – coordenador do NICES - Gesiney Botelho
(22) 9 9844-2020 – coordenadora do PAISM - Sandra Helena

ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
Do direito à vida e à saúde

Art. 7º A criança e o adolescente têm direito a proteção à vida e à saúde, mediante a efetivação de políticas sociais públicas que permitam o nascimento e o desenvolvimento sadio e harmonioso, em condições dignas de existência.

Art. 14. O Sistema Único de Saúde promoverá programas de assistência médica e odontológica para a prevenção das enfermidades que ordinariamente afetam a população infantil, e campanhas de educação sanitária para pais, educadores e alunos.
Parágrafo único. É obrigatória a vacinação das crianças nos casos recomendados pelas autoridades sanitárias.

Departamento de Comunicação Prefeitura de Itaperuna
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.