quinta-feira, 21 de novembro de 2013

"Prevenção à gravidez na adolescência" é tema de palestras em Itaperuna

Em Itaperuna, região Noroeste Fluminense, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza uma série de palestras sobre “Prevenção à gravidez na adolescência”, com o intuito de alertar aos adolescentes e jovens, sobre as consequências de uma gravidez não planejada ou inesperada.
Uma equipe de profissionais da SMS percorre instituições de ensino no município, mostrando aos alunos a seriedade da questão. Para Gesiney Botelho, coordenador do Núcleo de Informação, Comunicação, Educação em Saúde e Mobilização Social (NICES), o trabalho realizado em escolas é de suma importância.
– O índice de gravidez na adolescência em Itaperuna tem crescido significativamente, por esse motivo, a Secretaria de Saúde, preocupada com o futuro desses adolescentes, orientou os seus técnicos a buscar as unidades de ensino, a fim de realizar um ciclo de palestras de orientação e conscientização sobre os fatores que influenciam uma gravidez precoce - diz Gesiney.
Ainda segundo o coordenador do NICES, a gravidez não planejada ou inesperada, traz um grande trauma aos jovens.
– Isso [gravidez] mexe com fatores que podem ser de risco nessa faixa etária, como fatores fisiológicos e psicológico, pois, o adolescente não está preparado para absorver a responsabilidade de um filho. O fator familiar também é outra questão a ser destacada, na verdade, a renda da família pode ser alterada em função de novas despesas. Ainda existe o aspecto social, afinal, em muitos casos, a adolescente acaba sendo vista de maneira vulgar, infelizmente - explica o coordenador do NICES.
Outra temática abordada durante o ciclo de palestras, diz respeito às doenças sexualmente transmissíveis. O Colégio Estadual Rotary, no Bairro Aeroporto; o Colégio Estadual Chequer Jorge, no Bairro Vinhosa; e o Colégio Estadual 10 de Maio, no Centro, já receberam a visita dos técnicos da SMS. Outras escolas do município ainda serão atendidas até o final do ano.
A SMS de Itaperuna está empenhada em fortalecer suas atividades preventivas e educativas e conta com a parceria de instituições de ensino superior (Medicina, Enfermagem, Nutrição, Pedagogia, Serviço Social, Fisioterapia etc), em diversas ações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.