sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Suspeitos jogaram fora relicário com sangue de João Paulo II

Igreja divulga foto de relíquia furtada com sangue de João Paulo II na Itália (Foto: Arquidiocese de L'Aquila/Reuters) 
Foto de relíquia furtada com sangue do Papa João Paulo II na Itália (Foto: Arquidiocese de L'Aquila/Reuters)
A polícia da Itália deteve na quinta-feira (30) uma terceira pessoa pelo furto da relíquia que continha sangue do Papa João Paulo II, que afirmou que sua intenção era vender o relicário e que, ao desconhecer o valor, resolveu se desfazer do mesmo.
Além disso, este último detido, de 18 anos, afirmou não lembrar o local onde se desfez da relíquia, um pequeno pedaço de pano da batina de João Paulo II que ficou manchado de sangue durante o atentado que o Papa sofreu na Praça de São Pedro, no Vaticano, em 13 de maio de 1981.
Durante a manhã desta quinta, os primeiros detidos, de 23 e 24 anos, confessaram o roubo do relicário e de uma cruz da igreja de San Pietro della Ienca, na região italiana de Abruzzi.
Agora a polícia trabalha para tentar achar a relíquia do Papa João Paulo II que o cardeal polonês, Stanislaw Dziwisz, entregou à comunidade como "uma amostra de seu amor pela região montanhosa".
João Paulo II era muito ligado à região onde está o pequeno santuário onde o roubo foi cometido, ao se encontrar muito perto da montanha de Gran Sasso, perto dos Apeninos, onde o Papa Woytila ia com certa frequência passear, meditar e inclusive esquiar.
O promotor de L'Aquila, David Mancini, ordenou nesta manhã um novo interrogatório aos dois detidos para que confessem onde se encontra a relíquia.
Antes da confissão destes três jovens italianos, foi ventilada a possibilidade de que se tratava de um roubo para realizar algum rito satânico ou que tivesse a ver com um roubo vinculado a algum colecionador.

G1

Dilma Rousseff anuncia primeira troca de ministros de nova reforma

Os três novos ministros nomeados pela presidente Dilma Rousseff começam a trabalhar na semana que vem. A posse será na segunda-feira. A presidente diz que este é apenas o início da reforma, que deve ser ainda maior.
Na Casa Civil sai a ministra Gleisi Hoffmann e entra Aloizio Mercadante. No lugar dele, no Ministério da Educação, entra o atual secretário-executivo José Henrique Paim Fernandes. No Ministério da Saúde sai Alexandre Padilha e entra o médio Arthur Chioro, secretário da Saúde em São Bernardo do Campo (SP).
Os dois ministros que estão saindo vão concorrer nas próximas eleições e não podem continuar nos cargos.
 
Bom Dia Brasil

Itaperuna inicia preparação para campanha de vacinação contra HPV

O município de Itaperuna, RJ, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), já iniciou a preparação para campanha de vacinação contra o Papiloma Vírus Humano (HPV), um vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual.

As equipes do Setor de Imunização e do Núcleo de Informação, Comunicação, Educação em Saúde e Mobilização Social (NICES), reuniram-se na quinta-feira (30/01), no Centro de Saúde Dr. Raul Travassos, para desenvolver estratégias que serão utilizadas durante a campanha de vacinação contra o HPV.

O Sistema Único de Saúde (SUS) vai oferecer a vacina contra o HPV, usada na prevenção do câncer de colo do útero. De acordo com Gesiney Botelho, coordenador do NICES, dentre as ações e serviços de Saúde oferecidos pelo SUS, encontra-se o Calendário Nacional de Vacinação. “A SMS recebe do Ministério, a responsabilidade de imunizar de forma rotineira todos os cidadãos itaperunenses, desde o seu nascimento até a sua velhice. Para incrementar ainda mais as ações de imunização na população, Itaperuna receberá do Ministério, a partir de março, mais uma vacina em seu calendário, que servirá para prevenir o HPV, responsável pelo câncer do colo do útero”, diz.

A vacinação terá uma faixa etária exclusiva, determinada pelo próprio Ministério da Saúde, que são as adolescentes de 11 a 13 anos, nascidas entre janeiro de 2001 e dezembro de 2003. Segundo a enfermeira Sheila Ferreira Oliveira, responsável pelo Setor de Imunização, a meta do Ministério é imunizar cerca de 5 milhões de meninas nessa faixa etária. “Nossa equipe já está planejando a melhor forma para procedermos a vacinação. Estaremos mantendo a população informada através do NICES e dos veículos de comunicação da nossa região”, ressalta.

Trabalho de Educação em Saúde será fundamental

O trabalho de Educação em Saúde será de fundamental importância durante estratégia adotada pela SMS.

Com o intuito de informar e comunicar à população, como irá funcionar a campanha, o Ministério da Saúde solicita às secretarias de Saúde dos municípios, que façam uso de seus setores de Informação, Comunicação e Educação em Saúde, como preconizado na Gestão Participativa de Educação Permanente e Continuada em Saúde do Estado do Rio de Janeiro/SES; e pelo próprio Ministério, que os municípios se empenhem ao máximo, para que não haja dúvidas, a respeito do que é e como acontece a infecção por HPV, bem como sobre a importância de a menina ser imunizada.

Importante – De acordo com o Ministério da Saúde, o HPV também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto.  O Ministério orienta que mulheres na faixa etária dos 25 aos 64 anos façam o exame preventivo (o Papanicolau), anualmente. É de suma importância ressaltar que a vacina não substitui a realização do exame preventivo e nem o uso do preservativo nas relações sexuais.

 foto01
INFORMAÇÃO E FOTO
NICES/SMS
Núcleo de Informação, Comunicação, Educação em Saúde e Mobilização Social

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Moradores de Raposo aprovam criação de APA

Foi aprovada, por unanimidade, a criação de uma Área de Proteção Ambiental (APA) no distrito de Raposo, em Itaperuna. Através de uma audiência pública, na noite da última terça-feira (28/01), o projeto foi apresentado e mais de 6 mil hectares vão compor a unidade. Os participantes da reunião aceitaram também a elaboração do Refúgio de Vida Silvestre Sagui da Serra Escuro, instalado dentro da futura APA, em uma área de 492 hectares. A consulta pública serviu ainda para informar e ouvir a sociedade e mostrar as minutas das propostas para a criação da área.

Celso Nunes, secretário Municipal de Gabinete, representou o prefeito Alfredo Rodrigues - Alfredão, na audiência e afirmou que Raposo precisa de um tratamento especial e destacou a importância da mobilização comunitária para a criação da unidade. Celso esclareceu que a as unidades de conservação fazem parte de um sistema nacional aplicado em lei federal.

Maria Inês Micichelli, subsecretária de Meio Ambiente de Natividade, apresentou os objetivos e benefícios da APA. Ela explicou que Natividade e Porciúncula já criaram áreas de preservação que, juntas, formam um corredor ecológico para as espécies da flora e da fauna típicas da Mata Atlântica.

Alair Ignácio, secretário Municipal de Meio ambiente de Itaperuna, comentou que agora a responsabilidade profissional aumenta e demonstrou “satisfação em participar deste momento que registra um grande avanço para toda a região”.

Departamento de Comunicação Prefeitura de Itaperuna

Anvisa interdita lote de água mineral fabricada em Itaperuna, no RJ

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, na quarta-feira (29), a interdição cautelar, em todo o Brasil, do lote 213238 do produto Água Mineral Natural, da marca Raposo, fabricado pela empresa Hidromineral Fluminense, localizada em Itaperuna.
Segundo a Anvisa, o lote foi produzido no dia 4 de outubro de 2013, com validade até o dia 4 de outubro de 2014. A reguladora informou que a bebida apresentou uma bactéria, conhecida como  Pseudomonas aeruginosa.
De acordo com o infectologista Charbell Kury, essa bactéria é encontrada normalmente na natureza e em pessoas saudáveis não provoca sintomas. “O perigo ocorre em pacientes com baixa imunidade, sobretudo em pessoas gravemente enfermas”, explicou.
Carla Capobiango, química da empresa, explicou que a contaminação da fonte é impossível. Disse ainda que todos os controles exigidos são feitos e que esse é um fato isolado. “O galão onde a água foi coletada pode ter sido mal armazenado. Fazemos a analise de reclassificação da água e em 103 anos em que estamos no mercado, isso nunca aconteceu”, disse.
O proprietário da marca, Hélio Martins Filho, conversou por telefone com a equipe de reportagem do G1 e informou que uma contraprova será encaminhada à Anvisa até o dia 13 de fevereiro. Além disso, garantiu que a produção passa por testes diários de qualidade e que existe um laboratório dentro da empresa, responsável por garantir a qualidade da água. Todo lote teria sido retirado do mercado.

G1

Municípios do Noroeste Fluminense ganham cursos gratuitos

Treze municípios do Noroeste Fluminense serão contemplados com 1.015 vagas em cursos de qualificação gratuitos por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). A novidade foi divulgada na tarde desta segunda-feira (27) pela Firjan, através do Senai. Até o momento, foram abertas 295 vagas, em dez cidades. As demais oportunidades serão disponibilizadas ao longo deste ano.
Para a região, o Senai está com inscrições abertas pelo Pronatec para os cursos de costureiro industrial do vestuário, em Aperibé, Bom Jesus do Itabapoana, Cambuci, Itaocara, Itaperuna, Miracema, Porciúncula e Santo Antônio de Pádua. Os cursos de mecânico de motores ciclo otto e mecânico de motocicletas estão disponível em Itaperuna.  O curso de almoxarife está disponível em Itaperuna e São José de Ubá. Interessados no curso de agente de gestão de resíduos sólidos devem procurar o Senai de Porciúncula e em Varre-Sai o curso disponível é de auxiliar administrativo.

As oportunidades são destinadas as pessoas maiores de 16 anos e que atendam a um dos critérios do programa, que é ser aluno de escola pública, ser beneficiário do programa Bolsa Família, estar inscrito no CadÚnico, entre outros.

Os interessados podem se inscrever nas secretarias de Promoção Social de seus municípios, órgão que realiza a seleção dos candidatos, munidos de original e cópia do RG e CPF. Os cursos são oferecidos ainda a pessoas encaminhadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego. As primeiras turmas já começam as aulas em fevereiro, no município onde foi feita a inscrição.

Mais informações sobre as vagas podem ser obtidas nas unidades Senai de Itaperuna e Santo Antônio de Pádua, nos telefones (22) 3823-2200 e (22) 3853-9121, respectivamente.

G1

sábado, 18 de janeiro de 2014

Anvisa suspende lote de remédio para azia e dor no estômago

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou nesta sexta-feira (17) a suspensão da distribuição, comércio e uso do lote 46.194 do medicamento Kollangel, comprimido mastigável destinado ao alívio de sintomas da hiperacidez gástrica, azia e dor de estômago.

De acordo com a resolução, publicada no Diário Oficial da União, o medicamento produzido pela empresa Natulab Laboratórios S.A. apresentou resultados insatisfatórios em testes feitos com a rotulagem, seu aspecto e contagem de microorganismos.
O Kollangel é composto de hidróxido de alumínio e hidróxido de magnésio. Em setembro do ano passado, a Anvisa já havia divulgado a suspensão de outro lote do remédio, também por falha na rotulagem.
O grupo Natulab, responsável pela fabricação do medicamento, divulgou nota no site da empresa informando que realizou análise de contraprova acompanhada por técnicos. Na oportunidade, o grupo contestou alguns métodos usados pela Anvisa.
Porém, providenciou a retirada do mercado do lote em questão. Ainda segundo a nota, “até o fim de janeiro, todo o lote de Kollangel Suspensão Oral reprovado já estará fora do mercado”.

G1

Obama admite abusos sobre espionagem

Washington - Em um reconhecimento implícito de que os EUA espionaram líderes de países amigos, o presidente Barack Obama anunciou ontem (17) que os serviços de inteligência americanos não vão mais monitorar comunicações de chefes de Estado e governos aliados, a menos que esteja em jogo um claro objetivo de segurança nacional. Segundo a assessoria do Palácio do Planalto, a presidente Dilma Rousseff considerou a promessa "um primeiro passo".
O anúncio foi uma resposta às revelações do ex-técnico da Agência de Segurança Nacional (NSA, na sigla em inglês) Edward Snowden de que os EUA monitoraram pelo menos 35 dirigentes estrangeiros, entre os quais a presidente do Brasil e a chanceler da Alemanha, Angela Merkel. Berlim disse ontem que as promessas de Obama são "importantes para restabelecer a confiança".
"Os líderes de nossos amigos e aliados merecem saber que, se eu quiser saber o que eles pensam sobre um assunto, vou pegar o telefone e ligar para eles, em vez de me valer de vigilância", declarou Obama no discurso sobre as reformas na atuação da NSA. Ele ressaltou que a NSA não deixará de coletar informações sobre as "intenções" de outros governos, da "mesma maneira" que serviços de inteligência de outros países. "Não vamos nos desculpar simplesmente porque nossos serviços podem ser mais eficazes."
A revelação da espionagem de chefes de Estado, de governo e de cidadãos estrangeiros abalou o relacionamento dos EUA com países aliados, colocando em risco a colaboração na área de inteligência e os negócios bilionários de empresas de tecnologia americanas, fontes dos dados transmitidos à NSA.
Em protesto contra a espionagem de suas comunicações, Dilma cancelou a visita de Estado que faria a Washington em outubro e defendeu que as companhias de tecnologia armazenassem dados de brasileiros em servidores instalados no Brasil.

Site: www.exame.abril.com.br

Bando desvia R$ 73 mi da Mega-Sena, maior fraude da história da Caixa

Uma operação da Polícia Federal deflagrada neste sábado (18) em três estados (Goiás, Maranhão e São Paulo) desarticulou uma quadrilha que teria desviado R$ 73 milhões da Mega-Sena, jogo de loteria da Caixa Econômica Federal. O banco relatou à PF que se trata da maior fraude já sofrida em toda sua história.
 
O dinheiro do "falso prêmio" foi depositado em uma conta bancária aberta em Tocantinópolis (TO) e, a partir dela, distribuído para várias pessoas. Um dos envolvidos, segundo o Estadão apurou, é o suplente de deputado Ernesto Vieira Carvalho Neto, que disputou a vaga em 2010 pelo PMDB do Maranhão na chapa da governadora Roseana Sarney (PMDB).
 
Ele teria comprado um avião com o dinheiro desviado da Caixa. Até o final da manhã de hoje, a PF não o havia encontrado para cumprir o mandado de prisão expedido contra ele e outras quatro pessoas. Nenhuma delas foi presa até agora.
 
Conforme o banco, já foi recuperado 70% do dinheiro. O gerente da agência onde a conta foi aberta foi preso antes de a operação batizada de Éskhara ser deflagrada.
 
Site: www.acritica.net

Vaticano anuncia ter expulsado 400 padres por denúncias de pedofilia

Cidade do Vaticano — O Vaticano indicou neste sábado que expulsou do sacerdócio cerca de 400 religiosos durante o pontificado de Bento XVI, após um aumento das denúncias de abusos sexuais contra crianças.
"Em 2012, foram por volta de 100, enquanto em 2011 foram cerca de 300. Alguns sofreram procedimentos disciplinares, outros fizeram um pedido", declarou o porta-voz da Santa Sé, Federico Lombardi.
Para a Rede de Sobreviventes de Pessoas Abusadas por Padres (SNAP por sua sigla em inglês), "o Papa tem que começar a expulsar do sacerdócio os eclesiásticos que acobertam crimes sexuais, não só aqueles que os cometem. Enquanto isso não acontecer, as coisas não mudarão muito", acrescentou em um comunicado.
"A expulsão do sacerdócio é mais uma estratégia de defesa do que um modo de proteger as crianças", acrescentou.
Para a SNAP, "as autoridades católicas tinham que ajudar a garantir que a justiça penal processasse os eclesiásticos que cometem abusos contra crianças".
Na quinta-feira, o Comitê da ONU para os Direitos das Crianças pediu à Igreja Católica que atue fortemente contra os abusos sexuais dos quais menores de idade são vítimas, em um enorme escândalo em relação ao qual o papa Francisco, que substituiu Bento XVI este ano, expressou sua "vergonha".
Pela primeira vez, os representantes do Vaticano responderam a perguntas relacionadas aos abusos cometidos contra menores de idade por religiosos católicos formuladas pelos especialistas desse comitê, que vai divulgar suas conclusões no dia 5 de fevereiro.
Durante mais de uma década, a Igreja Católica foi sacudida por uma avalanche de escândalos de abusos sexuais cometidos por religiosos contra crianças, que começou na Irlanda e se estendeu para Alemanha, Estados Unidos e vários países latino-americanos, como Brasil e México.
Os abusos foram acobertados pelos superiores dos acusados, que, em muitos casos, os transferiram para outras paróquias, em vez de denunciá-los à polícia.
"A Santa Sé se dá conta de que é necessário fazer algumas coisas de outro modo", declarou durante esse encontro Charles Scicluna, ex-promotor do Vaticano para casos de abusos sexuais.
Em 2005, Bento XVI havia prometido afastar todos os que acobertassem abusos sexuais dentro da Igreja, mas não conseguiu.
Em dezembro, a Santa Sé se negou a responder a um questionário enviado em julho pelo comitê da ONU, sobre cerca de 4.000 investigações eclesiásticas atualmente analisadas pela Congregação para a Doutrina da Fé, que não revela seus trabalhos.
Muitos bispos tendem a não colaborar com a justiça local, como exige o Papa, e muitas conferências episcopais não traçaram as linhas da luta contra a pedofilia.
A Igreja segue recebendo denúncias de abusos cometidos por padres, principalmente nas décadas de 60, 70 e 80.

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Prefeitura de Itaperuna remove trailers e barracão abandonados


Visando a ordem pública, a preservação do meio ambiente e a melhoria estética de Itaperuna, é que foram retirados nesta segunda-feira (13/01), três trailers e um barracão que estavam na Avenida Senador Sá Tinoco, conhecida como Beira Rio, no Centro da cidade.
 
Uma notificação foi registrada no informativo oficial do Executivo itaperunense, no dia 20 de dezembro de 2013, informando aos interessados que procurassem pela Prefeitura para reconhecerem as estruturas. Não houve registros dentro do prazo e, então, a Secretaria Municipal de Obras iniciou a retirada dos objetivos abandonados.
 
A secretária de Obras explicou que esta ação faz parte de um cronograma que irá revitalizar ainda mais Itaperuna. “O nosso foco é o bem-estar de toda a população e, claro, a limpeza do município” concluiu ela.

Departamento de Comunicação Prefeitura de Itaperuna

Prefeito de Itaperuna se encontra com vice-governador Pezão



FotoDurante encontro entre o prefeito de Itaperuna, Alfredo Rodrigues – Alfredão e o vice-governador do Estado do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, foram acertados detalhes do Programa Somando Forças. Os dois estiveram juntos em Varre-Sai, na tarde desta terça-feira (14/01).
Pezão reafirmou o investimento de R$ 15 milhões para Itaperuna. O anúncio já havia sido feito no mês de dezembro, durante vista do vice-governador ao município, quando foi assinado o Protocolo de Intenção do Programa.

Para o chefe do Executivo de Itaperuna, esta é uma grande conquista para todos e ressaltou alguns problemas encontrados por aqui. 

O presidente da Câmara, Alexandre Pereira – Alexandre da Auto Escola, acompanhou o prefeito Alfredão neste encontro. 

Departamento de Comunicação Prefeitura de Itaperuna