sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Itaperuna inicia preparação para campanha de vacinação contra HPV

O município de Itaperuna, RJ, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), já iniciou a preparação para campanha de vacinação contra o Papiloma Vírus Humano (HPV), um vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual.

As equipes do Setor de Imunização e do Núcleo de Informação, Comunicação, Educação em Saúde e Mobilização Social (NICES), reuniram-se na quinta-feira (30/01), no Centro de Saúde Dr. Raul Travassos, para desenvolver estratégias que serão utilizadas durante a campanha de vacinação contra o HPV.

O Sistema Único de Saúde (SUS) vai oferecer a vacina contra o HPV, usada na prevenção do câncer de colo do útero. De acordo com Gesiney Botelho, coordenador do NICES, dentre as ações e serviços de Saúde oferecidos pelo SUS, encontra-se o Calendário Nacional de Vacinação. “A SMS recebe do Ministério, a responsabilidade de imunizar de forma rotineira todos os cidadãos itaperunenses, desde o seu nascimento até a sua velhice. Para incrementar ainda mais as ações de imunização na população, Itaperuna receberá do Ministério, a partir de março, mais uma vacina em seu calendário, que servirá para prevenir o HPV, responsável pelo câncer do colo do útero”, diz.

A vacinação terá uma faixa etária exclusiva, determinada pelo próprio Ministério da Saúde, que são as adolescentes de 11 a 13 anos, nascidas entre janeiro de 2001 e dezembro de 2003. Segundo a enfermeira Sheila Ferreira Oliveira, responsável pelo Setor de Imunização, a meta do Ministério é imunizar cerca de 5 milhões de meninas nessa faixa etária. “Nossa equipe já está planejando a melhor forma para procedermos a vacinação. Estaremos mantendo a população informada através do NICES e dos veículos de comunicação da nossa região”, ressalta.

Trabalho de Educação em Saúde será fundamental

O trabalho de Educação em Saúde será de fundamental importância durante estratégia adotada pela SMS.

Com o intuito de informar e comunicar à população, como irá funcionar a campanha, o Ministério da Saúde solicita às secretarias de Saúde dos municípios, que façam uso de seus setores de Informação, Comunicação e Educação em Saúde, como preconizado na Gestão Participativa de Educação Permanente e Continuada em Saúde do Estado do Rio de Janeiro/SES; e pelo próprio Ministério, que os municípios se empenhem ao máximo, para que não haja dúvidas, a respeito do que é e como acontece a infecção por HPV, bem como sobre a importância de a menina ser imunizada.

Importante – De acordo com o Ministério da Saúde, o HPV também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto.  O Ministério orienta que mulheres na faixa etária dos 25 aos 64 anos façam o exame preventivo (o Papanicolau), anualmente. É de suma importância ressaltar que a vacina não substitui a realização do exame preventivo e nem o uso do preservativo nas relações sexuais.

 foto01
INFORMAÇÃO E FOTO
NICES/SMS
Núcleo de Informação, Comunicação, Educação em Saúde e Mobilização Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.