segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Aeroporto de Itaperuna vai receber obras do Governo Federal



O Governo Federal anunciou no fim de 2012 um plano de recuperação de 249 aeroportos de pequeno e médio porte em todo o país. O objetivo é ampliar o acesso da população aos serviços aéreos e deixar os brasileiros a menos de 100 quilômetros de um aeroporto. Um dos terminais que serão beneficiados pela nova medida é o de Itaperuna, o único do Noroeste Fluminense.
Nos anos 90, uma companhia fazia o trecho entre o Rio de Janeiro, Itaperuna e Vitória. Mas, sem incentivos e infraestrutura, a empresa desistiu do negócio.
O plano de aviação regional vai investir mais de R$ 7 bilhões em 270 aeroportos brasileiros. Para a Região Sudeste estão previstos mais de R$1,5 bilhão. O aeroporto de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, também está na lista. O local é administrado pela Infraero e há anos a prefeitura tenta retomar o controle que já foi do município para entregá-lo a uma empresa privada.
Atualmente, apenas uma empresa opera vôos de Campos dos Goytacazes para Macaé, Rio de Janeiro e Vitória. Mesmo assim, o número de passageiros no primeiro semestre de 2012 mais do que triplicou, em relação ao mesmo período de 2011. A previsão é de que as obras comecem no segundo semestre deste ano.

Fonte: Noroeste On Line

2 comentários:

  1. Com o trabalho de alguns voluntários que interessaram pelo desenvolvimento do aeroporto de Itaperuna, desde 2009, hoje podemos comemorar está inclusão de Itaperuna na lista dos municípios que receberão a verba Federal - PROFAA - para ajuda aos aeroportos regionais. Esses voluntários se desdobraram para criar um esboço complementando a configuração proposta em 2002, pela Aeronáutica/Secr. Est. de Transpostes, visando atender o prazo estabelecido pela Secretaria de Aviação Civil para a apresentação do projeto básico de ampliação e desenvolvimento do aeroporto de Itaperuna. Os próprios voluntários desen volveram o esboço e com o apoio da Faculdade Redentor - Laboratório de engenharia civil, foi feito o Projeto Básico e apresentado a FIRJAN-NOROESTE, (outra parceira incansável nessa luta pelo desenvolvimento do aeroporto) que entregou o projeto à Secretaria Estadual de Transportes, que interessou pelo projeto desenvolvido e protocolou-o junto a Secretaria de Aviação Civil, que liberou a verba destinada ao aeroporto de Itaperuna. Portanto, Itaperuna não foi escolhida aleatoriamente! Tudo isso foi fruto de uma parceria bem sucedida, desde 2009, que não envolveu o poder público.
    Tito de Freitas Geraldo
    titofreg@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Com o trabalho de alguns voluntários que interessaram pelo desenvolvimento do aeroporto de Itaperuna, desde 2009, hoje podemos comemorar está inclusão de Itaperuna na lista dos municípios que receberão a verba Federal - PROFAA - para ajuda aos aeroportos regionais. Esses voluntários se desdobraram para criar um esboço complementando a configuração proposta em 2002, pela Aeronáutica/Secr. Est. de Transpostes, visando atender o prazo estabelecido pela Secretaria de Aviação Civil para a apresentação do projeto básico de ampliação e desenvolvimento do aeroporto de Itaperuna. Os próprios voluntários desen volveram o esboço e com o apoio da Faculdade Redentor - Laboratório de engenharia civil, foi feito o Projeto Básico e apresentado a FIRJAN-NOROESTE, (outra parceira incansável nessa luta pelo desenvolvimento do aeroporto) que entregou o projeto à Secretaria Estadual de Transportes, que interessou pelo projeto desenvolvido e protocolou-o junto a Secretaria de Aviação Civil, que liberou a verba destinada ao aeroporto de Itaperuna. Portanto, Itaperuna não foi escolhida aleatoriamente! Tudo isso foi fruto de uma parceria bem sucedida, desde 2009, que não envolveu o poder público.
    Tito de Freitas Geraldo
    titofreg@yahoo.com.br

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário.