quarta-feira, 17 de abril de 2013

Diretor do Demut comenta sobre ações no trânsito de Itaperuna


O aumento no número de acidentes, inclusive com vítimas fatais, ao longo do trecho urbano de Itaperuna nas últimas semanas passou a demandar uma série de ações envolvendo conscientização e fiscalização, uma vez que a maioria dos casos ocorreu devido à imprudência de condutores de veículos. Em conversa com a equipe de reportagem do O Diário do Noroeste, Wagner Ramos de Aguiar, diretor do Departamento Municipal de Trânsito (Demut), apresentou as ações executadas até o momento e os planejamentos de longo prazo. Ele ressaltou que um projeto para desenvolver uma infraestrutura de trânsito mais eficiente, inclusive adequando-se às normas de acessibilidade, está sendo elaborado pelo engenheiro Mauricio Daruis, da secretaria municipal de Obras, atrelado ao Demut, juntamente com sua equipe.
Enquanto o projeto está em fase de desenvolvimento, ações paralelas vêm sendo executadas ao longo do município para garantir a eficácia no tráfego de motoristas e pedestres. Quanto aos semáforos instalados em Itaperuna, Wagner garantiu que hoje estão em pleno funcionamento. “Havia uma dívida junto à empresa que fornecia peças de reposição e, por isso, estavam ocorrendo falhas constantes. Mas o débito já foi quitado e a parceria firmada novamente”, esclareceu. Além disso, o diretor informou que a necessidade atual é reforçar a sinalização de pedestres, com a pintura de faixas e semáforos próprios para eles. Entretanto, o trabalho é de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), detentor do trecho que envolve as avenidas Cardoso Moreira, Presidente Dutra e Zulamith Bittencourt, na BR-356, local com maior tráfego de veículos e pedestres no munícipio: “Já está no cronograma deles a execução do trabalho, porém, primeiro é preciso tapar os buracos ao longo da via, também de responsabilidade deles. Só que isso não vinha sendo possível devido às chuvas, que acabaram atrapalhando o cronograma do órgão e a conciliação das duas ações”.

Fiscalização nas ruas
Por conta da carência do município em relação ao policiamento, o 29º Batalhão da Polícia Militar de Itaperuna reforçou o número de agentes nas ruas desde o início do mês. O convênio da Prefeitura junto ao BPM, porém, ainda não foi reafirmado, explicou o diretor do Demut: “Apenas o débito do contrato anterior já foi pago, no valor de R$ 24.150, distribuído para 52 agentes, no último dia 27 de março. O convênio, por outro lado, só não foi assinado ainda devido aos entraves burocráticos, mas mesmo assim o 29º Batalhão já se prontificou a levar mais fiscalização para as ruas”.
Desde o início do reforço do policiamento nas ruas do município, o último balanço de autos lavrados de infração, divulgado na última quinta-feira (12), mostrou um aumento significativo em comparação com os outros meses. Somente nos 12 primeiros dias de abril, já foram registrados 138 casos, sendo 51 em março, 27 em fevereiro e apenas nove em janeiro.

Conscientização da população
Juntamente com os profissionais do Departamento de Comunicação (Decom) da Prefeitura de Itaperuna, o diretor do Demut informou que uma campanha de conscientização no trânsito será desenvolvida em breve. “Nós vamos buscar parcerias tanto para a execução quanto para a divulgação do projeto, como empresariado, instituições filantrópicas, igrejas, e também colégios”, disse Wagner, acrescentando que a ideia do prefeito Alfredo Paulo Marques Rodrigues é executar “uma campanha de impacto, que realmente possa trazer resultados, para apresentar soluções à população itaperunense”.

Fonte: O Diário do Noroeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.